Diretrizes para Autores
Categorias de Manuscrito
Os manuscritos aceitos são divididos em cinco categorias: (a) Artigos que podem incluir relatórios de pesquisa de dados qualitativos ou quantitativos, (b) revisões sociobibliométricas integrativas e críticas, (c) contribuições metodológicas e historiográficas e (d) manuscritos de interesse para o trabalho acadêmico, profissional e científico da psicologia interamericana.
Também são publicadas Seções Especiais cujas diretrizes devem ser solicitadas ao editor.
Processo Editorial e Tomada de Decisão
Os manuscritos recebidos não podem ter sido enviados ou serem enviados para qualquer outra publicação profissional ou acadêmica simultaneamente com a RIP/IJP.
Também não devem ter sido publicadas em parte ou na íntegra em nenhuma outra publicação. Os manuscritos passarão por um processo de revisão de plágio através da plataforma Google Assignment.
Devido às políticas editoriais e padrões de publicação científica exigidos na comunidade acadêmica, a RIP/IJP tem espaço para publicar entre 10% e 20% dos manuscritos recebidos. Portanto, cada manuscrito é submetido a uma rigorosa análise de qualidade pelo comitê editorial, que avalia se os diferentes requisitos éticos, estilísticos e científicos de um manuscrito de qualidade foram atendidos, com base nos interesses da publicação da revista (Veja Foco e Escopo). Com base nesta avaliação, o manuscrito pode ser rejeitado ou aceito para o processo de revisão.
Devido à exigência de revisão cega por pares, os autores devem fazer todo o possível para eliminar pistas ou sugestões do manuscrito que possam identificá-las. Ou seja, os dados dos autores e suas instituições devem ser inseridos somente no formulário OJS, enquanto o manuscrito deve ter os elementos posteriormente indicados no Estilo Editorial.
Os revisores e a equipe editorial farão sugestões para publicação ao Editor, que será responsável pelas decisões finais relativas à publicação ou rejeição e as comunicarão aos autores, com quaisquer alterações a serem feitas, se for o caso.
Estilo Editorial
A RIP/IJP seguirá estritamente as diretrizes do mais recente Manual de Publicação da American Psychological Association. (Download Modelo)
- O manuscrito original não deve exceder 20 páginas (margem A4 2,5 em todos os lados) com um espaçamento de 1,5 e incluindo referências, tabelas e diagramas. Ultrapassar este limite só será possível quando o conteúdo do manuscrito o exigir e for devidamente justificado pelo autor através da abertura de um comentário no sistema de gestão editorial da revista.
- O manuscrito submetido deve começar com a inclusão do título, abstract (máximo 200 palavras) e key-words (na Língua Inglesa); e um título, resumo e palavras-chave, em um dos outros idiomas oficiais da SIP (Língua Espanhola, Língua Portuguesa ou Língua Francesa).
- As informações sobre autores, instituições e outros não devem aparecer em nenhuma parte do manuscrito submetido. Certifique-se de que as informações dos autores e seus contatos sejam carregadas corretamente nos formulários de submissão, incluindo ORCID.
- O título deve explicar a pesquisa que está sendo realizada, ao mesmo tempo em que deve ser atraente e chamar a atenção dos leitores e especialistas na área da qual se origina.
- O uso de notas de rodapé não é recomendado.
- Todas as fontes citadas no manuscrito devem ser incluídas na lista de referência e vice versa.
- O formulário de envio deve ser enviado com as informações nos quatro idiomas, onde nomes e instituições (instituição, cidade, país) devem ser repetidos nos quatro idiomas respeitando sua denominação de origem (por exemplo: Universidad Nacional de Córdoba, Harvard University, Universidade de São Paulo), ou seja, nem nomes próprios nem institucionais devem ser traduzidos para outro idioma. Quanto a títulos, resumos e palavras-chave, todos os campos devem ser preenchidos em inglês, exceto para o outro idioma escolhido (dentre os aceitos pela SIP: Língua Espanhola, Língua Portuguesa ou Língua Francesa).
- O formulário de submissão deve ser preenchido na íntegra, incluindo, se aplicável, a indicação de conflitos de interesse ou não, bem como a inserção das referências bibliográficas dos artigos e outros campos obrigatórios. Estes fazem parte dos metadados e são de vital importância para a correta disseminação das informações publicadas na RIP/IJP, e são o principal veículo para a identificação de autores e instituições financeiras. Assim como a declaração de princípios éticos, estilísticos e metodológicos dos autores, necessários para garantir uma publicação de alto valor científico e humano.
Estilo de Escrita
A RIP/IJP incentiva o uso de uma linguagem inclusiva com respeito a gênero, etnia, idade, origem nacional, orientação sexual, deficiência e outras características sociodemográficas. O Editor sugere o uso do termo "participantes" em vez de "sujeitos". Os procedimentos utilizados para obter o consentimento livre e esclarecido dos participantes devem ser descritos. Suas características sociodemográficas devem ser apresentadas tão explicitamente quanto possível. Os termos regionais e técnicos devem ser evitados.
Princípios éticos
Nos procedimentos, dados e outros elementos necessários para a realização do manuscrito submetido, os autores devem declarar explicitamente no manuscrito que seguiram os padrões éticos gerais e específicos acordados nos países onde a atividade científica, acadêmica e profissional teve lugar. Assim como a Declaração Universal de Princípios Éticos para Psicólogos (IAAP & IUPsyS, 2008), as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisa Biomédica Envolvendo Temas Humanos (CIOMS, OMS & OPAS, 2016) e as atuais declarações da SIP sobre ações éticas no momento da apresentação (SIP, 1978, 2008a, 2008b, 2014, 2016, 2018, 2019).
Nos casos em que os princípios éticos o exigirem, em qualquer uma das instâncias acima mencionadas (local, nacional ou internacional); os autores serão responsáveis por anexar à submissão à RIP/IJP a certificação ou endosso do comitê de ética do órgão relevante sobre os procedimentos descritos no manuscrito.
Finalmente, os autores são obrigados a declarar explicitamente no manuscrito qualquer conflito de interesse ou não existência de tal conflito.
A RIP/IJP tem um protocolo para a denúncia de má conduta, no qual, se o manuscrito for considerado inadequado, pode ser retirado de qualquer etapa do processo, incluindo artigos publicados.