Desempenho de movimentos cíclicos e discretos realizados em tarefa de Fitts simulada em computador

  • Tiago Cesar Balio Universidade de São Paulo
  • Juliana Bayeux Dascal Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEL - Neurociências Motoras (NEMO), Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) e Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF).
  • Inara Marques Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEL - Neurociências Motoras (NEMO), Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) e Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF).
  • Sergio Tosi Rodrigues Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru – Laboratório de Informação, Visão e Ação
  • Victor Hugo Alves Okazaki Universidade Estadual de Londrina Laboratório Neurociências Motoras (NEMO) Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF)

Abstract

O presente estudo comparou o desempenho de movimentos cíclicos e discretos em tarefa de Fitts simulada em computador. Participaram do estudo 20 adultos com idade entre 25 e 30 anos. O software Discrete Aiming Task (v. 2.0) simulou a tarefa de Fitts nas condições discreta e cíclica, fornecendo o tempo de movimento (TM). Foram manipuladas 4 tamanhos de alvos e 3 distâncias entre os alvos para fornecer índices de dificuldade (ID) de 1 até 6 bits. A ANOVA TWO WAY, 3 (Condições) x 6 (ID), com medidas repetidas no último fator, comparou o TM nas diferentes condições. A análise de regressão linear verificou a relação TMxID. Não houve diferença significativa entre as condições de movimento; o ambiente virtual e o uso do mouse explicaram estes resultados. Todas as condições de movimento apresentaram uma relação TMxID com R²>0,990. Portanto, a lei de Fitts demonstrou robustez, independentemente do tipo de movimento realizado.

Author Biographies

Juliana Bayeux Dascal, Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEL - Neurociências Motoras (NEMO), Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) e Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF).
Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina
Inara Marques, Professora Doutora do Departamento de Educação Física da UEL - Neurociências Motoras (NEMO), Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) e Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF).
Professora Associada do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina
Sergio Tosi Rodrigues, Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru – Laboratório de Informação, Visão e Ação
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru – Laboratório de Informação, Visão e Ação
Victor Hugo Alves Okazaki, Universidade Estadual de Londrina Laboratório Neurociências Motoras (NEMO) Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEPEDAM) Programa de Educação Tutorial da Educação Física (PET-EF)

Universidade Estadual de Londrina

Centro de Educação Física e Esporte

Departamento de Educação Física

Published
2014-10-09
How to Cite
Balio, T. C., Dascal, J. B., Marques, I., Rodrigues, S. T., & Okazaki, V. H. A. (2014). Desempenho de movimentos cíclicos e discretos realizados em tarefa de Fitts simulada em computador. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 47(3). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v47i3.237