A Revista Interamericana de Psicologia tem o prazer de divulgar uma convocatória especial dedicada à intersecção entre psicologia e teóricas críticas, incluindo — mas não se limitando a — teorias de gênero, direitos humanos, dependência e decolonialidade. Este número especial tem por objetivo fomentar um diálogo interdisciplinar e contribuir com novas perspectivas que desafiem e ampliem as concepções tradicionais em psicologia.
As teorias críticas têm oferecido ferramentas valiosas para examinar as estruturas de poder e as dinâmicas sociais que impactam a vida das pessoas. No âmbito da psicologia, tais teorias podem proporcionar um marco para a compreensão de como as experiências individuais e coletivas estão influenciadas por fatores como gênero, classe social, etnia, colonialidade, assim como também nos permitem vislumbrar como princípios epistêmicos, históricos, teóricos y metodológicos estão imersos nestes pontos. Em um mundo cada vez mais globalizado e diversos, é essencial que a psicologia não só se dê conta destas influências, mas também que as integre em sua mirada para oferecer intervenções mais contextualizadas e inclusivas.
Convidamos aos interessados a enviar textos que explorem, entre outros temas:
- Gênero e Psicologia: Investigações que examinem como as construções sociais de gênero afetaram ou afetam os princípios psicológicos (teórica, epistêmica ou metodologicamente). Também pesquisas que examinem como tais construções afetam a saúde mental, o desenvolvimento e a identidade. Textos que analisem o impacto das normativas de gênero na psicologia e nas demais práticas psicológicas.
- Direitos Humanos y Psicologia: Estudos que abordem a intersecção entre a psicologia e a promoção dos direitos humanos, com especial atenção à forma como as violações de direitos afetam a saúde mental e o bem-estar das pessoas. Também textos relacionados com a história e o desenvolvimento da psicologia e suas interações com os direitos humanos.
- Dependência y Psicologia: Textos que analisem como as relações de dependência econômica, social e cultural influenciam a subjetividade individual e coletiva, incluindo o impacto da desigualdade global e local.
- Decolonialidade e Psicologia: Contribuições que questionem ou proponham o conhecimento psicológico desde uma perspectiva decolonial, incluindo a revisão das teorias psicológicas tradicionais e a proposta de novas metodologias e enfoques.
Os manuscritos devem apresentar uma investigação rigorosa e uma reflexão que integre teorias críticas na análise da psicologia em suas múltiplas dimensões. Serão valorizados especialmente a originalidade e a relevância dos estudos em relação aos contextos interamericanos.
A data limite para a recepção dos manuscritos é 30 de abril de 2025. Todas as submissões devem ser realizadas pelo sistema de gestão da revista. As submissões passarão por um sistema de revisão por pares, conforme exigido pelas normas a RIP/IJP.
Para mais informações sobre a convocatória e os requisitos de submissão, por favor, contate nossa revista (journal@sipsych.org). Esperamos com entusiasmo suas contribuições e agradecemos seu interesse em enriquecer o campo da psicologia desde uma desde una perspectiva crítica e inclusiva.
Data limite de recepção das contribuições para este Chamado Especial: 30 de abril de 2025
Os autores devem preparar seus textos e submissões de acordo com os requisitos da revista, disponíveis em https://journal.sipsych.org/index.php/IJP/about/submissions#authorGuidelines
Editora/es:
Ana Jacó-Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Edil Torres Rivera, Wichita State University, United State of America
Fernando Andres Polanco, Universidad Nacional de San Luis, Argentina