Apoio familiar e gestação na adolescência: Um estudo qualitativo com adolescentes do Vale dos Sinos/BR

  • Daniela Centenaro Levandowski UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Bárbara Barth UFCSPA
  • Aline Assmann Ruas Munhós UFCSPA
  • Amanda Cristina Rödde UNISINOS
  • Jaqueline Wendland Universidade Paris Descartes.

Abstract

Neste estudo investigou-se a percepção de gestantes adolescentes da região do Vale dos Sinos/BR acerca do apoio familiar. Dezenove adolescentes (média=16,21 anos, DP=1,47) primíparas e sem problemas de saúde física foram entrevistadas no segundo trimestre gestacional. Da análise de conteúdo qualitativa das entrevistas derivaram quatro categorias temáticas: Reação da família à gravidez, Figuras familiares de apoio, Tipo de apoio recebido dos familiares e Expectativas em relação ao apoio familiar após o nascimento do bebê. Constatou-se que as adolescentes contavam com o apoio emocional, informacional e/ou instrumental da família desde a descoberta da gestação, especialmente da própria mãe. Após o parto, as participantes esperavam receber apoio dos familiares, particularmente da própria mãe. Tais achados são relevantes, considerando-se que o apoio familiar é um fator de proteção para a vivência da gestação e da maternidade de adolescentes provenientes de contextos de risco.

Author Biographies

Daniela Centenaro Levandowski, UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS), com Pós-Doutorado em Psicologia (PUCRS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFCSPA e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma universidade. Pesquisadora do CNPq e da FAPERGS.
Bárbara Barth, UFCSPA

Acadêmica do Curso de Psicologia da UFCSPA. Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS no referido projeto no período 2009-2010. Aluna do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFCSPA.

Aline Assmann Ruas Munhós, UFCSPA
Acadêmica do Curso de Psicologia da UFCSPA. Bolsista de Iniciação Científica da UNISINOS no referido projeto no ano de 2008. Aluna do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UFCSPA.
Amanda Cristina Rödde, UNISINOS
Acadêmica do Curso de Psicologia da UNISINOS no período 2008-2009 e assistente voluntária de pesquisa no referido projeto, no mesmo período. Atualmente é acadêmica do Curso de Biologia da UNISINOS.
Jaqueline Wendland, Universidade Paris Descartes.
Professora Adjunta de Psicopatologia do Bebê, da Perinatalidade e da Parentalidade, Diretora do Mestrado em Psicologia Clinica e Psicopatologia, Responsavel da Equipe de Pesquisa "Perinatalidade, Primeira Infância e Parentalidade: aspectos sociocognitivos e emocionais", Universidade Paris Descartes. Doutora em Psicopatologia pela Universidade de Paris XIII, França, e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, Brasil.
Published
2013-02-08
How to Cite
Centenaro Levandowski, D., Barth, B., Assmann Ruas Munhós, A., Rödde, A. C., & Wendland, J. (2013). Apoio familiar e gestação na adolescência: Um estudo qualitativo com adolescentes do Vale dos Sinos/BR. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 46(2). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v46i2.319