Viagem mental através do tempo: revisão sistemática

  • Alvaro M. Dias Federal University of SãoPaulo, Clinical Neuroscience Lab "LINC"

Abstract

Resumo. Contexto: A capacidade de deixar mentalmente o presente em sentido ao passado e ao futuro (mental time travel/MTT) é fundamental para muitas dinâmicas cognitivas complexas. Objetivos: O presente estudo tem dois objetivos: dar um panorama geral acerca da literatura em MTT e apresentar os resultados de uma revisão dos estudos de neuroimagem sobre o tema. Método: A revisão da totalidade da literatura utilizou alguns softwares de dada e text mining para produzir um panorama geral e sistemático, partir do qual propôs-se a introdução de algumas noções originais sobre MTT, associadas a considerações sobre sua estrutura bio-computacional. Resultados: A revisão de literatura aponta para a inexistência de estudos em MTT em contexto decisional, ela também revela a existência de nove estudos experimentais de neuroimagem e uma meta-análise. Há um debate em relação à extensão com que animais não-humanos apresentam MTT; nossa perspectiva sobre MTT privilegia o enfoque sobre a computação do tempo presente, em oposição a visões tradicionais, focadas na relação entre MTT e memória. Uma nova hipótese para a compreensão da estrutura cognitiva subjacente à habilidade que todos possuímos para diferenciar, por introspecção, a prospecção de cenários futuros em relação à memória episódica fez-se introduzida com base no modelo de corollary discharge.

Author Biography

Alvaro M. Dias, Federal University of SãoPaulo, Clinical Neuroscience Lab "LINC"
Professor at the Federal University of São Paulo, post-doc reasearcher at the Univesity of São Paulo Medical School, Institute of Psychiatry, Neuroimaging in Psychiatry Lab "LIM21"
Published
2013-04-02
How to Cite
Dias, A. M. (2013). Viagem mental através do tempo: revisão sistemática. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 46(3). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v46i3.294