Panorama da violência entre parceiros íntimos: Uma revisão crítica da literatura.

  • Lelio Moura Lourenço Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Makilim Nunes Baptista Universidade São Francisco
  • Adriana Aparecida Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Caroline Basílio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruna Mattos Koga Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Jéssica Kiemy F. Hashimoto Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Thiago Virgílio da S. Stroppa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda Monteiro de Castro Bhona Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Géssica Castellani Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora

Abstract

Violência entre Parceiros Íntimos-VPI é um grave problema de saúde pública devido às várias consequências diretas e indiretas que trazem para as vítimas e pessoas próximas a estas. Este estudo objetivou conhecer as publicações atuais, principais pesquisadores, periódicos, como o termo é definido e quais tipos de violência são mais retratados através de pesquisa bibliométrica nas bases de dados Web of Science, PsycINFO, Dialnet, Lilacs e Redalyc, entre 2006-2011. Encontrou-se 426 artigos completos. Houve um acréscimo nas publicações nos últimos anos: a mulher foi abordada como principal vítima nas pesquisas, sendo poucos os estudos que abarcam a VPI entre casais homossexuais. Além disso, apenas 19% dos artigos definem o termo, sendo a violência física e sexual os principais tipos abordados nos estudos.

Author Biographies

Lelio Moura Lourenço, Universidade Federal de Juiz de Fora
Pós Doutor em Estudos da Criança pelo Instituto da Criança da Universidade do Minho - Braga, Portugal. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia, violência, crenças, trabalho e saúde. Líder do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Makilim Nunes Baptista, Universidade São Francisco
Doutor pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor assistente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - Itatiba. Atua principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse. Líder do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS).
Adriana Aparecida Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora
Psicóloga e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, violência entre parceiros íntimos, bullying e criminalidade.
Caroline Basílio, Universidade Federal de Juiz de Fora
Psicóloga pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atualmente é técnica do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, violência doméstica e violência entre parceiros íntimos.
Bruna Mattos Koga, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Discente do curso de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, violência doméstica, violência entre parceiros íntimos e bullying.
Jéssica Kiemy F. Hashimoto, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Discente do curso de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, violência doméstica, violência entre parceiros íntimos e bullying.
Thiago Virgílio da S. Stroppa, Universidade Federal de Juiz de Fora
Discente do curso de psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência, violência doméstica, violência entre parceiros íntimos e bullying.
Fernanda Monteiro de Castro Bhona, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG e membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, violência entre parceiros íntimos e uso de álcool e outras drogas.
Géssica Castellani Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é psicóloga Judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e membro do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social - NEVAS. Atua principalmente nos seguintes temas: violência entre parceiros íntimos, bullying e habilidades sociais.
Published
2013-05-26
How to Cite
Lourenço, L. M., Baptista, M. N., Almeida, A. A., Basílio, C., Koga, B. M., Hashimoto, J. K. F., Stroppa, T. V. da S., Bhona, F. M. de C., & Andrade, G. C. (2013). Panorama da violência entre parceiros íntimos: Uma revisão crítica da literatura. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 47(1). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v47i1.205