Pesquisas em história da saúde mental no Brasil: produções advindas de um encontro científico

  • Daniela Ribeiro Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristina Lhullier Universidade de Caxias do Sul.
  • Helena Beatriz Kochenborger Scarparo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Stella Brandão Goullart Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

O artigo descreve o conteúdo das produções apresentadas no I Encontro de Pesquisadores em História da Saúde Mental realizado em agosto de 2011. Com base nesta descrição, propõe-se também analisar os rumos da pesquisa científica neste campo da investigação histórica. Se tomou como fonte os anais do evento, no qual os resumos das produções – comunicações orais e pôsteres – foram divididos em cinco eixos temáticos. O conjunto dos resumos de cada eixo foi analisado a partir da análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se a diversidade das produções nos aspectos fontes analisadas, períodos estudados e enfoques teóricos e metodológicos. Tal achado indica a complexidade desse campo de investigação e a necessidade uma continuidade das pesquisas que busquem integrar a saúde mental e a história da Psicologia.

Author Biographies

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Psicóloga, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia Clínica.

Cristina Lhullier, Universidade de Caxias do Sul.

Professora da graduação do Curso de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul. Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Doutora em Ciências: Psicologia.

Helena Beatriz Kochenborger Scarparo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Psicóloga, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia.

Maria Stella Brandão Goullart, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Psicóloga, Mestre em Sociologia, Doutora em Ciências Humanas: Sociologia e Política.

Published
2013-01-04
How to Cite
Schneider, D. R., Lhullier, C., Scarparo, H. B. K., & Goullart, M. S. B. (2013). Pesquisas em história da saúde mental no Brasil: produções advindas de um encontro científico. Revista Interamericana De Psicologia/Interamerican Journal of Psychology, 46(1). https://doi.org/10.30849/rip/ijp.v46i1.191